terça-feira, 12 de julho de 2011

PARK GÜELL


O Park Güell , basicamente podemos dizer que é um grande jardim com elementos arquitetonicossituado na parte duperior norte de Barcelona foi inaugurado como parque público em 1922 e em 1984 tornou-se Patrimônio da Humanidade ( o que não é muita novidade em se tratando das obras de Gaudí).
Eusebi Güell, um rico empresário catalão, quis construir um condomínio inspirado no modelo de cidade-jardim. Ele seguia o conceito inglês "garden city movement", que é uma abordagem de planejamento urbano de cidades auto-suficientes, cercadas por muito verdes e com um balanço entre as áreas residencial, industrial e agrícola. O empreendimento infelismente deu errado, o parque (sorte) ficou, e nós ganhamos mais uma obra-prima de Gaudí , o Famoso arquiteto Catalão.
A caminhada para chegar até o ponto mais alto do park o Calvário , onde há 3 cruzes em alusao ao Monte Calvario  demora em média 15 minutos saindo da estaçao mais proxima de metro , ou se vc tiver fazendo o tour de onibus. É realmente longe , mais vale a pena o sacrifício , lá vc vai desfrutar de uma calmaria inigualavel em uma  Gran Plaça Circular, que apresenta um banco a toda a sua volta, com cerca de 152 metros, coberto de mosaicos coloridos. Esta praça foi executada pelo arquiteto Josep Jujol, que era um dos principais colaboradores de Gaudí.A praça tem de 3000m2 (curiosidade: a agua da chuva nessa praça é drenada pelas colunas que a sustentam servindo de irrigaçao para todo o park) onde pode-se apreciar uma das vistas mais bonitas do mediterranêoe de Barcelona.




Estas colunas dóricas (que sugam agua -dito acima) ficam na Sala Hipóstila , servem de sustentabilidade para a praça de 3000m2 e que, no projeto inicial, iria ser um mercado mais hoje, devido a sua acústica, abriga músicos de todos os generos. Detalhe para as rosetas feitas também de cacos.

DICA: O Parque Güell pode-se visitar todos os dias de jeito gratuito. Chega-se a ele com a Linha 3 (Metro de Barcelona), 15 minutos a pé. Acedendo desde a estação de Vallcarca (Metro de Barcelona) podem-se utilizar umas escadas mecânicas para amenizar parte da ladeira. Além disso, pode-se chegar com os ônibus urbanos ou com o ônibus turístico que percorre todos os pontos de interesse da cidade.
Se quiser visitar a casa em que Galdi morou de 906 a 925 (antes um pouco de morrer atropelado) ali ela se encontra , uma casinha rosada bem simples, mais com um acervo e informaçoes valiosas sobre o Cara da Cataluña....
"Perca" meio dia ali ....pq depois que vc sair, com certeza vai ficar com vontade de sentar nos bancos e relembrar esse local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI